top of page

Resumo Crítico: "Star Trek: Inimigo Interior"

The Enemy Within (Inimigo Interior). Gênero: Ficção Científica. Direção: Gene Roddenberry. Produção: Gene Roddenberry. Intérpretes: William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, Nichelle Nichols, James Doohan, George Takei . Música: Alexander Courage. Desilu Productions, c1966. 1 DVD ( 50 min).

The Enemy Within (Inimigo Interior) é o sexto episódio da série de ficção científica Star Trek. O enredo gira em torno de um defeito no teletransporte da USS Enterprise que divide a personalidade de Kirk em duas e as leva simultaneamente a bordo. Enquanto isso, parte da tripulação permanece presa na superfície de um planeta gelado, com temperaturas abaixo de zero que ameaçam suas vidas.

Pode-se dividir o episódio nas seguintes fases. Na primeira, os tripulantes da Enterprise estão presos na superfície gelada de um planeta gelado e precisam ser teletransportados para Enterprise. Na sequência, há um defeito no equipamento de teletransporte e duas consequências são imediatas: 1. Parte da tripulação fica entre a vida e a morte na superfície hiper gelada do planeta, aguardando o teletransporte ser consertado. 2. A personalidade de Kirk é dividida em duas partes que passam a coexistir, perigosamente, a bordo da USS Enterprise.

Em um planeta gelado, onde a temperatura alcança mortais 120 graus abaixo de zero, encontram-se o capitão Kirk, Sulu e outros tripulantes da Enterprise. Sulu carrega no colo um cachorro alienígena que possui um chifre exótico no centro da cabeça. Há um acidente, o técnico em geologia Fisher cai de um barranco. Kirk pede que o mesmo seja teletransportado, com urgência, para nave. Ocorre um acidente. O teletransporte está com defeito e somente com a ajuda da energia auxiliar, Fisher consegue chegar a nave.

Kirk avisa que está pronto para subir e então, é teletransportado. Contudo sua personalidade é dividida em dois Kirks. cada uma chega em momentos diferentes do espaço-tempo. Uma parte de sua personalidade mais racional e positiva chega primeiro. Kirk racional Chega meio tonto. É socorrido por Scotty e sai da sala de transporte, carregado pelo oficial. A sala está vazia e surpreendentemente, minutos depois, surge a segunda metade da personalidade de Kirk. É uma versão maligna marcada pela racionalidade e instintos.

Seguindo sua vontade cega, Kirk irracional entra na sala de McCoy e pede ao mesmo um conhaque. Ele grita com o Doutor que acha-se surpreso e intimidado diante da brutalidade do capitão. Contudo, o médico resolve obedecer. Em seguida a parte irracional de Kirk sai bebendo, compulsivamente, o conhaque de MacCoy e vai ao encontro do seu objeto de desejo: a atraente ordenança Janice Rand.

No aposento de Kirk, Spock entra a pedido de McCoy, e checa se há algo estranho com quem ele acha que é o capitão Kirk. Lá há somente a parte racional do mesmo. Os dois tem um breve diálogo e Spock então decide sair. Pouco tempo depois, na área de transporte, Scotty teletransporta o exótico cachorro, que antes estava com Sulu. O animal se materializa duplicado: um dócil, outro agressivo.

Decide-se então, que ninguém deve ser teletransportado até o equipamento ser retificado.

Enquanto isso, Janice entra em seu quarto e o Kirk irracional a observa sedento. Janice pergunta se há algo que ela pode fazer por Kirk. O lado irracional de Kirk declara a Janice que a acha bonita demais para ser ignorada. Diz que ele e Janice perderam muito tempo fingindo e escondendo o desejo que é recíproco. Fala para ordenança parar de fingir que não o quer e depois tenta agarrá-la. Consegue beijá-la. Janice fere Kirk no rosto que se afasta dela pela dor. A ordenança pede que um tripulante que passava, ao acaso, perto da porta do quarto que chamasse, com urgência, Spock. Kirk irracional desespera-se e impede que o tripulante chame Spock, agredindo-o.

Spock vai até o Kirk racional e revela as queixas da ordenança Janice. Diz a Kirk que encontrou uma garrafa de conhaque nos aposentos da ordenança. Kirk racional diz que não saiu do quarto dele e que não atacou a ordenança.

Spock declara para o Kirk racional que há apenas uma resposta lógica: há um Kirk impostor a bordo da USS Enterprise. Depois de ouvir Spock, Kirk racional vai até a sala de transporte e pede para Scotty tentar acelerar o conserto do teletransporte.

Spock pede que Kirk tome decisões diante dos problemas e se comunique com a tripulação que espera uma posição de liderança do capitão. Spock percebe que Kirk racional não possui segurança em si mesmo e que perdeu a força de vontade, mostra-se indeciso. Spock diz a Kirk que este não deve mostrar fraqueza diante da tripulação ou perderá o comando. Kirk então, decide informar a todos que há um impostor a bordo da Enterprise e que é perigoso. Kirk irracional escuta o áudio do aviso e revolta-se. Grita que ele é que é o capitão Kirk!

Posteriormente, Kirk racional vai procurar sua metade maligna. Finalmente encontram-se. Kirk racional afirma que precisa de Kirk irracional, que é parte dele. mas, sua parte irracional não concorda. A tensão aumenta e só é interrompida quando Spock surge e através do eficiente toque vulcano faz Kirk irracional desmaiar inconsciente.

Spock debate com McCoy e deduz que o capitão Kirk precisa de ambas as partes que são, a seu ver complementares. MacCoy decide amarrar o Kirk irracional. Enquanto isso, Spock analisa que o lado negativo expressa luxúria, violência e hostilidade. seu lado positivo compaixão, bondade. Se o lado negativo for perdido, será desastroso. Pois Kirk perderá a sua capacidade de comando.

A teoria de Spock diz que o teletransporte deve passar de volta ambos Kirks e tentar juntá-los novamente. Spock declara que disso dependem o comando de volta para Kirk e tambem a sobrevivência de parte da tripulação que está na superfície do planeta.

Porém, tempos depois, Kirk irracional solta-se e resolve ir para ponte de comando. Contudo, antes encontra novamente Janice. Aproxima-se e diz para ordenança que a deve desculpas pelo que fez e se ele poderia retornar novamente aos aposentos da ordenança, um pouco mais tarde. Ele cede e aceita a proposta maliciosa do capitão. Os dois Kirks encontram-se na ponte de comando. O duelo parece inevitável. Há um confronto verbal entre os dois. MacCoy pede a interferencia de Spock, mas este diz que o próprio capitão deve resolver a questão. E isso acontece. Ambas as partes se conciliam. Spock apenas observa. Depois, ambos vão ao teletransporte e a teoria de Spock mostra-se correta. Kirk agora é novamente apenas um. posteriormente a tripulação que quase morre de frio no planeta é trazida a salvo de volta a bordo da USS Enterprise.

Ao final, na ponte de comando Janice reencontra Kirk. Spock e outros observam a cena. Janice diz ao capitão que encontrou o impostor pelo caminho e que precisa dizer algo ao capitão. Contudo, Kirk interrompe a ordenança e apenas a agradece. Spock que observava tudo a distância, aproxima-se da ordenança e então pergunta a janice, discretamente, se o Kirk impostor tinha qualidades interessantes, para ela. Janice fica desconcertada, sem jeito. Apenas olha Spock e afasta-se do mesmo. Fim do sexto episódio.

The Enemy Within, traz a problemática da natureza humana formada tanto por uma parte emocional, quanto por uma parte lógica. mostra ao final que não vive-se em equilíbrio apenas com uma parcela da natureza, mas sim com ambas, pois são complementares. Assim, destrói-se a crença de que alguém poderia ser somente emoções ou apenas lógica. O equilíbrio neste caso possibilita a saúde. Desse modo, conclui-se que não devemos reprimir nossas emoções almejando o sonho impossível de sermos apenas racionais. Pois as emoções estão na nossa natureza e são um guia ou oráculo interior quase infalível, desde que seja utilizado em dosagens corretas.

Entretanto, dividir o ser humano em duas partes uma emocional e outra racional é uma ilusão. Pois, o pensamento não é algo distinto das emoções. Alguns pensamentos tem cargas maiores do que chamamos de emoções. Outros tem carga quase mínima. E esta é o fundo de verdade sobre essa questão. Nesse caso, ao invés de separar deve-se compreender que não existe emoções como algo separado dos nossos pensamentos. Tal fato talvez seja uma das maiores chaves para compreendermos realmente a natureza interior dos seres humanos e, consequentemente, compreender a cada um de nós.

Nascido em El paso Texas, Roddenberry diferenciou-se não pelos efeitos especiais que tornaram-se a marca registrada das obras de ficção científica mas, sobretudo, pelos roteiros cerebrais e filosóficos que transformaram-se na marca inconfundível de "Star Trek". Roddenberry tambem foi criador de outros programas e séries como Lieutenant e Highway Patrol. Em sua homenagem, foi impressa uma estrela na Calçada da Fama, nos Estados Unidos. Além disso, tambem foi homenageado na Academia de Artes & Ciências Televisivas e Science Fiction Museum. Notabilizou-se, tambem, por tornar-se um dos primeiros humanos que tiveram seus funerais realizados no espaço. Isso ocorreu em 1997, quando o resto das cinzas de Roddenberry foi colocado em uma pequena cápsula, junto a de outras personalidades, e lançado no espaço por um foguete.

Resumo crítico escrito a partir da perspectiva de Mauricio Silva de Moura, mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).


bottom of page